Agrupamento de Escolas da Sertã

escolasecundariadaserta

Gostava de referir que o Agrupamento de Escolas da Sertã, dispõe de um site online: aes.ccems.pt, no qual tem vindo a disponibilizar cada vez mais informações úteis. Reparei agora com o anúncio do calendário do novo ano lectivo 2009/2010, que tem ínicio em 11 de Setembro, que já são colocadas na net a listagem das turmas. Não sei se é a primeira vez ou não, mas realmente é de aproveitar as ferramentas online para facilitar a vida de todos, entre alunos e professores e outros.

Outra coisa que me chamou à atenção foi o numero de turmas que vão funcionar nas escolas da Sertã. Por exemplo reparei que o 12º ano da Escola Secundária da Sertã, vai iniciar-se com 7 turmas: 3 via ensino, e 4 nos cursos profissionais. Estes são: Apoio à Infância, Informática, Energias Renováveis e Electrotecnia. Parece-me um bom numero de alunos a frequentar o 12º ano. Sabem se é mais ou menos que os últimos anos? Estes cursos profissionais parece-me estarem a funcionar bastante bem, a nível nacional… Alguém que tenha frequentado sabe se as saídas profissionais são facilitadas por este tipo de cursos?

Artigos relacionados:

  1. Rock N Sertã Ficam mais algumas informações sobre o Rock ‘n’ Sertã,...
  2. Os Benjamins da Sertã Os Benjamins da Sertã pretendem ser um ponto de encontro...

  1. 28 Comentários to “Agrupamento de Escolas da Sertã”

  2. UMA VERDADEIRA VERGONHA AS ELEIÇÕES DE 6 DE NOVEMBRO PARA A ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO Agrupamento de Escolas da Sertã.
    Como é possível haver um presidente de uma Mesa Eleitoral que é o candidato de uma das listas. Depois insulta um dos pais dizendo que “o senhor está cá é para chatear”. O ex-presidente admite aS ILEGALIDADES da Apes e veste a pele de cordeiro. Uma VERGONHA de ASSOCIAÇÃO. Será que não há gente mais digna no Concelho para representar os nossos filhos???

    Por em Nov 8, 2009

  3. Também lá estive, de facto nunca vi nada assim esta associação de facto não pode estar a representar os pais com esta gente. Mas a culpa é também dos pais que não apareceram e deram confiança a esta gente de baixo nível.

    Por Também vi em Nov 8, 2009

  4. Tanta incompetência… é de lamentar.
    Como á que é possível que existam pessoas que procuram o protagonismo em acções de deviam ser de cidadania ?

    Por Sempre Antento em Nov 9, 2009

  5. E a história do telemóvel… e do blog … miséria. Tenham vergonha.. dimitam-se.

    Por Sempre Antento em Nov 9, 2009

  6. Tambem não gostei de AMBAS AS LISTAS, bem sei que a maior parte das pessoas só procuram protagonismo…No entanto já em noutra eleição em que estive presente, foi muito dificil encontrar candidatos para esta associação, não é muito fácil agradar a tantos filhos de tantos pais…E nós pais tambem não nos podemos queixar tanto, quando nem as quotas pagamos, senão vejam os miseros 295.00 recebidos de quotas…

    Votos de bom trabalho

    Por Mãe atenta em Nov 10, 2009

  7. Já agora alguêm me pode indicar link para o blog pf

    Por Mãe atenta em Nov 10, 2009

  8. O link para o site do agrupamento de escolas? Está to topo da notíca e é o http://aes.ccems.pt
    Não sei respondi…

    Por Pedro em Nov 10, 2009

  9. Obrigada Pedro,

    O que eu pretendia era o blog da associação de pais.

    Por Mãe atenta em Nov 10, 2009

  10. Para Mãe Atenta

    Blog da Associação de Pais e Encarregados da Educação da Sertã, que descobri com grande esforço.

    Bem pobrezinho… diga-se

    http://apes-aes.blogspot.com/

    Por Sempre Antento em Nov 10, 2009

  11. devia ter o diretor do agrupamento ter feito uma lista a maneira dele para fazer o queria e bem lhe apetecia lamentavelmente teve azar porque men todos os pais andão de olhos fechados. se esta associação não e uma vergonha fara a outra não era a outra não era melhor pelo contrario esta é bem melhor para o bem dos nossos filhos”””

    Por sempre antento em Nov 10, 2009

  12. Olá sempre atento
    Será que o director pode fazer uma lista? Só se for pai de algum aluno que eu saiba.
    Como mãe nunca vi nenhum director a fazer nenhuma lista, mesmo estando o meu filho noutro concelho anteriormente.
    Já percebi pelo comentário que fez que faz parte da lista vencedora ou é apoiante da mesma.
    No entanto da minha experiência enquanto mãe os directores sempre estiveram para ajudar os alunos,professores e muitos pais.Isto também já eu tive conhecimento aqui na sertã, o actual director já interviu no sentido de ajudar alguns pais que conheço.
    Mas o que lamentávelmente vi foi uma vergonha de assembleia geral de Pais, dirigida por alguém sem competência nenhuma, fazendo parte de uma lista e dirigindo a mesa eleitoral.~
    Isto é que nunca se viu.
    Mas mais grave ainda é que este senhor tinha na sua lista professores da escola secundária onde anda o meu filho e que o apoiaram e faziam parte dela.
    GENTE DESTA È QUE NÃO INTERESSA A NINGUÉM.

    Por Também Vi em Nov 10, 2009

  13. para a tambem vim nao sou da lista mas se foce. SE GENTE DESTA É QUE NÃO INTERESSA A NINGUÉM MAS DA OUTRA JÁ INTERESSAVA ERA QUE QUERIÃO IRE PARA LÁ PARA COREREN COM UMA PROFESSORA DA EBI PARA FORA DAQUI MAS CORREU LHE MAL NÃO FOI POR ISSO TANTA DORE DE COTOVELO NÃO. SE FOCE UMA MÃE ANTENTA SABIA TUDO NÃO ME PARESE. E SE LÁ ESTA UM PROFESSORE NA LISTA É PORQUE É PAI E ENCAREGADO DE EDUCAÇÃO SE NÃO ESTAVA LÁ. AGORA A OUTRA LISTA NÃO SEI MENME INTERÇA GENTE DA QUELA QUE NÃO PESTA E DE BAIXO NIVEL .

    Por sempre antento em Nov 20, 2009

  14. para a tambem vim nao sou da lista mas se foce. SE GENTE DESTA É QUE NÃO INTERESSA A NINGUÉM MAS DA OUTRA JÁ INTERESSAVA ERA QUE QUERIÃO IRE PARA LÁ PARA COREREN COM UMA PROFESSORA DA EBI PARA FORA DAQUI MAS CORREU LHE MAL NÃO FOI POR ISSO TANTA DORE DE COTOVELO NÃO. SE FOCE UMA MÃE ANTENTA SABIA TUDO NÃO ME PARESE. E SE LÁ ESTA UM PROFESSORE NA LISTA É PORQUE É PAI E ENCAREGADO DE EDUCAÇÃO SE NÃO ESTAVA LÁ. AGORA A OUTRA LISTA NÃO SEI MEN ME INTERÇA GENTE DA QUELA QUE NÃO PESTA E DE BAIXO NIVEL .

    Por sempre antento em Nov 20, 2009

  15. SÓ VERGONHA NÃO TEM MAIS NADA PARA FAZER . AI TANTA RUA PARA VARRER ATE QUE ANDAM A FALAR NA VIDA DOS OUTROS E A CRITICAR AQUELES QUE ANDAM A TRABALHAR PELO BEM DOS NOSSOS FILHOS AI É VOCES DEVIAM OLHAR E AJUDAR E PAGAREM AS VOSSAS QUOTAS QUE MEN ISSO TEM EM DIA. AI SIM É QUE ERA BOM. JÁ AGORA PENSEM BEM NISTO ANTES DE CRITICAREM OS OUTROS. SEMPRE ANTENTO MÃE ATENTA .

    Por sempre antento em Nov 20, 2009

  16. Olá sempre antento
    Quero dizer que Sou uma mãe atenta e de facto, sou tão atenta que é fácil de perceber que o voçê só pode ser da Associação de Pais, porque a informação que revela aqui acerca da falta de pagamento das quotas de alguns pais só pode ser conhecida por alguém que faça parte da Associação.
    Se de facto isso é verdade, dou-lhe um conselho: Volte à Escola para aprender a Escrever sem erros.
    Não entendi o “correr com uma prefessora”. mas que eu saiba na Escola Secundária nunca vi ninguém correr nenhum professor e só o pode fazer, o Ministério ou o poder judicial.

    Mas Também já PERCEBI UMA COISA.
    O Presidente da assembleia da associação de pais, foi um dos professores que perdeu as eleições na eleição do director, e agora dirige a Associação, que é o professor das Novas Oportunidades.
    Por isso agora percebo, todo o apoio do Sr. José Garçês que era o presidente da Associação de Pais um dia no café todo irritado a falar mal do actual director e que faria tudo para o fazer caír.
    Enfim, uma verdadeira comédia
    Por isso, enquanto mães e pais responsáveis não podemos contar com pessoas desta natureza para nada.

    Por Também Vi em Nov 25, 2009

  17. Todos estes espisódios lamentáveis se verificam desde o inicio da Associação. Continuam com maior gravidade e lamentávelmente os pais continuam a interessar-se pouco pelo decorrer destas actividades, alheando-se dos problemas. Como razões evocam sempre o tempo(que é pouco), a distância(se vivem fora do concelho), a discussão que não interessa, inúmeros factores, enfim. A questão é que nenhuma destas listas estava devidamente estruturada, mas eu que estive presente escolhi(embora muito me custasse) o mal menor. De qualquer forma não faz sentido,mesmo que, encarregado de educação, ser um professor a liderar a Associação. Deveria sim existir o interesse dos pais e quando colocada a questão, através de uma suposta circular, enviada aos pais sobre a constituição de listas estes deveriam ter tomado uma posição.Por outro lado não é fácil. Digo-o eu enquanto Representante de pais, reunir consenso, reunir os pais, dar-lhes informação e tentar que eles se envolvam,não é fácil, aliás não é de todo possível.Na verdade poucos se interessam e assumem posições. E é por isso que estas reuniões têm sempre uma conotação com e passo a expressão, “peixeirada”. Porque quem comparece são esses e a minoria dos outros que acreditam que desta é que vai ser diferente. NUNCA É.

    Por DESERTO em Nov 25, 2009

  18. Eu sou a Mãe atenta (mas aquela que interviu neste blog a 10/11). E não, faço parte de nenhuma das listas, sei das quotas, porque este valor foi divulgado na Assembleia de 6 de Novembro.

    Cpts

    Por Mãe atenta em Nov 25, 2009

  19. Olá Mãe atenta
    Eu também ouvi,o mesmo que você ouviu, só não ouvi ninguém dizer que “determinadas pessoas” que o “Sempre antento” fala não tem as quotas em dia, por isso eu dizer que se o “sempre antento sabe quem não paga as quotas só pode ser da associação de pais porque eles é que fazem os registos.

    Por Também Vi em Nov 25, 2009

  20. olá DESERTO
    Concordo consigo

    Sabendo e ouvindo as histórias dos dois lados das listas candidatas, o que vejo aqui são oportunismos.
    Vai haver assembleia geral, os pais vão se sujeitar a isto???
    A tolerar oportunismos???

    Por Também Vi em Nov 25, 2009

  21. o que se passa nessa associação é uma vergonha…. acho que NÓS como PAIS e pelo BEM dos NOSSOS FILHOS deveriamos intervir muito seriamente.

    Por Big Blinde em Nov 25, 2009

  22. Reunião 27 NOV 2009 … não faltem.

    Por VAMOS LÁ em Nov 26, 2009

  23. RESPOSTA AOS COMENTARIOS FEITOS AO SEMPRE ANTENTO – MÃE ATENTA
    OH CARA MÃE, PRIMEIRO ACONSELHO-A A TIRAR UM CURSO DE PORTUGUÊS, ALIAS APROVEITE AO SEU AMIGO DAS OPORTUNIDADES PARA LHE FAZER A INSCRIÇÃO…
    SEGUNDO A MÃE ATENTA USA PALAVRAS QUE JÁ AS DISSE NA VIA PÚBLICA, REUNIÕES E OUTROS LOCAIS.
    QUANDO SE FAZ COMENTARIOS DEVE O FAZER COM CONHECIMENTO DE JUSTA CAUSA. PORQUE É VERGONHOSO,FALTA DE RESPEITO E UMA FORMA DE ESTAR NA VIDA E DE RESOLVER AS SITUAÇÕES QUE SÓ USA A NET PARA FALAREM DE ASSUNTOS QUE NÃO SABEM COMO FOI, COMO DECORREU E PORQUÊ!!É DE UMA INDIGNIDADE O QUE ESCREVERAM,NA PRINCESA DA BEIRA, NO BLOG DA APES E NOUTROS SITES, BEM COMO COMENTARIOS DE CAFÉ E DE ESPLANADA.
    AS PESSOAS DEVEM TER UMA CONDUTA DIGNA E NUNCA CRITICAREM OS OUTROS SEM SABER AS RAZÕES, POIS ISSO É A IMAGEM DE ENSINAM AOS SEUS FILHOS. MAS NEM TUDO É MAU, POIS NESTES SITES E BLOG, HÁ PAIS QUE JÁ ABRIRAM OS OLHOS, PERCEBEM ALGO VAI MAL, MAS O POUCO QUE PERCEBEM, NÃO TIRAM CONCLUSÕES PRECIPITADAS. TALVEZ NESTE MOMENTO ESTEJAM A ADQUIRI CONHECIMENTOS PARA PODEREM PERCEBER O QUE SE PASSA NESTE AGRUPAMENTO, NESTA ASSOCIAÇÃO, NESTE CONCELHO. NÃO ESTÁ EM CAUSA NEM ME INTERESSA O QUE A PROF DA EBI, QUE ESTA MAE COMENTA, FEZ OU DEIXOU DE FAZER! NÃO ME INTERESSA SE O INDIVIDUO X, OU Y É PROF OU NÃO PROF, SEJA ENG OU NÃO, SEJA DOUTOR OU DOUTOR. O QUE INTERESSA É QUE AS COISAS SÃO FEITAS COM RESPEITO, DIGNIDADE, CULTURA E NÃO MALTRATAR O SEU SEMELHANTE, SÓ PORQUE LHE APETECE, OU PORQUE SENTE PRAZER EM MALTRATAR!
    FALARAM EM QUOTAS, É VERDADE NÃO É PRECISO SER DA ASSOCIAÇÃO PARA PERCEBER QUE NUNCA SE FEZ NADA PARA ESTIMULAR,SENSIBILIZAR OS PAIS PARA PAGAREM OU EXPLICAR PARA QUE SERVEM AS QUOTAS. SE CALHAR É MAIS IMPORTANTES DEDICAREM-SE A OUTRO TIPO DE SITUAÇÕES QUE A MAIORIA DAS PESSOAS FAZEM: FALAR MAL, MALTRATAREM AS PESSOAS, QUANDO ÁS VEZES AS PRÓPRIAS TAMBÉM COMENTEM GRANDES ERROS. SIM, O SER HUMANO ESTÁ FARTO DE COMENTAR ERROS, MAS EXISTEM ERROS QUE SE COMENTEM PORQUE AS PESSOAS NÃO TÊEM MAIS NADA PARA SE PREOCUPAREM! PERGUNTO, QUANTOS PAIS ESTUDAM COM OS SEUS FILHOS??? QUANTOS PAIS, FALAM COM OS SEUS FILHOS A PERGUNTAR COMO CORREU A ESCOLA?? QUANTOS PAIS PERCEBEM QUE OS FILHOS ESTAM A CRESCER E NADA LHE PERGUNTEM??? POIS ESTÃO Á ESPERA QUE UM DIA VOSSO FILHO, QUANDO SAIREM DE CASA, INTERROGAM A SI PRÓPRIO: “PORQUÊ EU – QUE SEMPRE EDUQUEI O MEU FILHO”. NESTA ALTURA JÁ É TARDE!PAIS DEVERIAM COLABORAR, PARTICIPAR, APRENDEREM, FAZEREM PARTILHAR DE IDEIAS, SOLUÇÕES! NÃO CRITICAREM SEM CONHECIMENTO DE CAUSA AQUELES QUE POSSIVELMENTE PODERIA TER A OPORTUNIDADE DE MUDAR PARA MELHOR O AMBIENTE AONDE OS NOSSOS FILHOS VÃO ANDAR DURANTE 12 ANOS. JÁ PENSARAM……… NÃO!! PORQUÊ??? PORQUE COMENTAR A VIDA DOS OUTROS, DIZER MAL, DIFAMAR, MALTRATAR É O CAMINHO MAIS FACIL DO QUE AS COISAS MARAVILHOSAS QUE A VIDA NÓS DÁ E PORVEZES ESTÃO TÃO DE NÓS E NEM NOS APERCEBEMOS!
    TALVEZ ESTEJA A FUGIR AO ASSUNTO QUE AQUI ME TROUXE, MAS NÃO TENHO PROBLEMA NENHUM EM DIZÊ-LO QUE VIM USAR A NET…..PORQUE VOCES – PAIS ESTAM POR AQUI, E AQUI VCS LÊEM, REGISTAM E ESCREVEM E OUVEM!É CLARO, QUE AO LEREM ESTE E-MAIL, JÁ ESTAM A FAZER APOSTAS, QUEM EU SOU! MAS COM TODA A HULMILDADE ( NEM TODOS TÊM), COM RESPEITO, VOS DIGO, SOU HABITANTE NESTA VILA QUE PODERIA SER O ÓASIS, NÃO DA BEIRA MAS SIM DO PINHAL, EM TODOS OS ASPECTOS. VIM A ESTE BLOG, PORQUE OS COMENTARIOS ESTAM PARA LÁ DAS FRONTEIRAS DA VILA DA SERTÃ! É TRISTE, MAS É AS PESSOAS QUE TEMOS!
    ÁS PESSOAS QUE MALTRATEM OS OUTROS, NÃO FAÇAM MAIS ISSO! PORQUE QUEM SOFREM É OS NOSSOS EDUCANDOS! ESTÁ NA HORA DE PARAR, SABER OUVIR, SABER FALAR, SABER ESCREVER! POIS HÁ PESSOAS QUE SE ESQUECEM QUE USAM PALAVRAS, FRASES, ACÇÕES NO SEU DIA-A-DIA E DEPOIS TRANSMITEM AQUI…..POSSO ESTAR A FAZER O MESMO NESTE MOMENTO, MAS NÃO VIM AQUI FALAR MAL DE NINGUÉM , NEM DE MALTRATAR!AS PESSOAS QUE COLOCAM NOMES VIRTUAIS, DEMONSTRARAM QUE A FORMA DE ESCAPE DOS SEUS PROBLEMAS, DAS SUAS FRUSTAÇÕES – É AQUI! SENTEM-SE BEM QUANDO O PRAZER DE MALTRATAR PERMANECE AO SEU REDOR!QUEM FOR A ASSEMBLEIA, VÁ COM CONSCIENCIA TRAQUILA,CALMO,OIÇA,FALE,PENSE,PONDER,REFLICTA,CONCLUA,DISCUTA,PARTICE,CRITIQUE MAS SEJA CONSTRUTIVO E NÃO MALTRATE.QUANDO TIVER QUE TOMAR UMA DECISÃO, PENSE QUE É PARA O BEM DOS SEUS DESCENDENTES, PARA QUE POSSAM TER UM FUTURO MELHOR QUE OS SEUS ASCENDENTES.
    O RESPEITO, A HUMILDADE ACIMA DE TUDO!RECONHECER QUE ESTÁ ERRADO, NÃO É PECADO!é UM SINAL DE INTELIGÊNCIA!
    ASSINO SEM MEDO: JOSÉ ADAMASTOR!

    Por José Adamastor em Nov 27, 2009

  24. Pois é……Desde quando é que um Director pode fazer uma lista!? Tanta ingenuidade! Falta de conhecimentos!Pelo que sei uma das lista era constituida por Pais de diversas profissões a outra era constituida por alguns Pais e a maioria por Professores, e como alguém escrever anteriormente o presidente da assembleia é aquele que esteve por detrás da lista da prof Glória quando decorreu a eleição para o director.Não gostou de perder.O presidente da assembleia, o mal educado, aquele que não tem conduta nem respeito, nem sequer sabe falar e dirigir uma assembleia, continua vice-presidente da asssociação????AH é os mal vistos são os Pais de diversas profissões da outra lista….. é claro como conseguiram juntar mais Pais para formar um lista, já não bem vindos.Até suplentes tinham, quase dava para fazer uma terceira lista. Isto para quem perceba, sabe a sua interpretação!
    A historia da Prof da EBI é mais um caso como muitos de existem no agrupamento, porquê será que HÀ TANTO ESPANTO???? Porque as pessoas envolvidas nesta situação poderão ter mais conhecimentos e não admitir injustiças ou acções anti-pedagógicas??? Se calhar as pessoas envolvidas nesta situação vêm aquilo que alguns Pais não se apercebem que existem, ou não querem ver, ou não têm tempo!Pois, estão preocupados no mal dizer!Qual é o ESPANTO e o protecção que a dita Prof da EBI têm para ser o centro das atenções e ser assunto difamatorio, ao qual determinadas pessoas poderam não ter conhecimento da verdadeira história?? Já perguntaram as pessoas envolvidas o que se passou! Porquê alimentam comentarios de terceiros que não sabem as verdadeiras razões!!
    Pergunto eu, ninguém se preocupa com a situação de bullying nas escolas, no alcool, na droga e outras situações.Porquê que a assembleia do dia 06 foi planeada e escolheram pessoas que nem sequer vier foram vistas noutras asssmbleias!Tanta ilegalidade descarada,e ninguém fez / faz nada!? O presidente da assembelia encerrou uma assembleia e depois continua??Em que democracia vivemos! É mal educado para um encarregado dizendo que só esta aqui para chatear??? Pois se calhar esse é o problema,as pessoas não gostam de ser enfrentadas com perguntas e depois não sabem o que dizem! É como aquela pergunta quantos elementos estiveram presentes para decidir um tal zé para permanecer como presidente! Não entendi, porque não tenho conhecimentos, mas gostava que me explicassem!Quem sabe amanhã me dirijo as pessoas certas e pergunto????

    Por VAMOS LÁ ENTÃO em Nov 27, 2009

  25. Amanhã na assembleia
    Porquê não tirar as duvidas/criticas/boatos fazendo ás pessoas certas, do que aceitar/ ouvir aquilo que andam por ai a ser espalhas por tudo o que é canto, blogs por um grupo minoritário que por acaso, e só por acaso deixam muito a desejar a nivel de respeito e conduta.
    Assembleia deveria ser para trocar ideias e perceber o que se passa, não para julgar e calar a boca, quando todos nós temos direito de se manifestar com respeito, humildade e verdade!!
    BEM HAJAM
    PARA BEM DO FUTURO DOS NOSSOS EDUCANDOS

    Por VAMOS LÁ ENTÃO em Nov 27, 2009

  26. Olá

    Faço parte destas andanças á pouco tempo, mas pelo que vejo aqui escrito penso que uma associação de pais não tem a ver com as profissões de cada um nem a cor da camisola nem com a vida pessoal. A associação de pais tem de ser uma luta de pais ( como se pode ver a qualidade pela qual lá estamos é toda igual ser pai ou mãe)que neste caso é pelo melhor para os nossos filhos.Como podem as crinças não fazerem diferanças entre sim quando os pais são os primeiros a faze-lo.Enquanto as diferenças forem um estuto não vamos a lado nenhum, o que é uma pena.

    Por DISCOVERY em Nov 27, 2009

  27. Concordo plenamente DISCOVERY!!!
    Qual seria a lógica de vedar o acesso (Associação de Pais) a um encarregado de educação, só porque é professor, pintor, médico….ou com qualquer outra profissão.
    Todos nós temos filhos a estudar!!!

    Por Sertã Sempre em Nov 27, 2009

  28. Pois é SERTÃ SEMPRE e DISCOVERY quando os Pais começarem a perceber que os problemas e o bem- estar para os nossos filhos na escola não for resolvido, já é tarde…………..!!
    Estas pessoas não vão tratar de nada, mas sim resolver problemas a nivel de professores…….
    Escrevam o que eu digo! Istop é uma guerra de professores com professores !

    Por Também Vi em Nov 29, 2009

  29. Bom dia TAMBÉM VI se é uma guerra entre professores não devia ser,pois os professores são adultos e sabem muito bem muito bem defender-se sozinhos oh se sabem…continuo a dizer que as diferenças não podem ser um estatuto, mas pela igualdede são poucos os que lutam, se uma associação de pais utilizar este posto para se poder valer para si proprio penso que não vale a pena lutar e mais vale utilizar o velho ditado:” quem tem olho é rei” e mais uma vez as pobres crianças ficam a pagar pelo egoismo do Homem.

    Por DISCOVERY em Nov 30, 2009

Coloque um Comentário

-
-->