Sertago – Tudo sobre a vila  Sertã Rss

Sertã

Sertã é uma vila portuguesa, sede do município e da freguesia do mesmo nome pertencente ao distrito de Castelo Branco, região Centro, subregião do Pinhal Interior Sul.

A vila tem cerca de 5 500 habitantes,sendo a principal vila do Pinhal Interior Sul. O município, subdividido em 14 freguesias, com 453,13 km² de área tem 16 720 habitantes.

Sertã na wikipedia

View Larger Map
Como chegar à Sertã:

Ortografia

É provável que a Sertã fosse conhecida durante o Império romano, com o nome de Sartago.
De entre as grafias arcaicas, podem assinalar-se Sartagine nas Inquirições de Afonso II, Sartaãe nos documentos dos tempos de D. Dinis, Sertaã durante o reinado de Afonso IV, Sartaã durante Afonso V, Sertam ou Sertaãe nos tempo de Manuel I, Certãa Certan e Sertãa no século XVIII. A grafia Certã tornou-se comum no século XVII, embora se ateste Sertã desde a dinastia filipina. No entanto, outras grafias, tais como Certãa ainda eram frequentes no final do séc. XIX. Deve assinalar-se ainda a forma Sertãe em obras como o Auto da Lusitânia de Gil Vicente. É possível encontrar também as grafias Certam e Sartan.
No Vocabulario Portuguez e Latino, do padre Raphael Bluteau, o primeiro grande dicionário de língua portuguesa, publicado em dez volumes entre 1712 a 1728 em Coimbra, pelo Colégio das Artes da Companhia de Jesus surgem tanto as palavras Certãa, Certan, Sartãa, Sertãa e Sertaâ, explicando que estas últimas palavras derivam de Sertago e Sartão. No Diccionario da Lingua Portugueza de António de Morais Silva, de 1789, já só surge Certã.
Fonte: Wikipedia.

Leia também sobre a palavra Sertago.

Links

Blogs

Comments (1)

[...] Sertã [...]

Post a comment

Sertago – Tudo sobre a vila  Sertã Top